- Área: 173 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Brett Boardman Photography
-
Fabricantes: Alspec, Anchor Ceramics, Bluescope, ForestOne, Louis Poulsen, Lysaght, NUD Collection
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um volume articulado de dois pavimentos é costurado ao tecido original da parte posterior, enquanto mantém a alvenaria frontal e envoltória como parte de seus valores ambientais, econômicos e de planejamento. Possui uma relação seccional de desnível com a casa original que aproveita esta diferença de nível, permitindo que o plano da frente se desdobre vertical e horizontalmente em uma série de espaços internos conectados que se expandem para o entorno.
A forma construída e seu programa respondem ao entorno imediato e às condições estabelecidas da casa original. O volume de dois pavimentos media a escala e a concentração dos maiores e menores edifícios vizinhos. Uma forma intermediária se insere a partir da parte inferior do limite posterior para atender o volume de dois pavimentos, servindo como conexão para os espaços de serviços, banheiros, circulação e pátio, no centro da planta.
Na parte posterior, se projetam algumas pontes que criam artifícios como um espaço de armazenamento no terraço, um recanto para um sofá-cama no "espaço público" e um espaço de leitura privada dentro do dormitório superior.
Os valores de sustentabilidade, custos e de planejamento que implicam na retenção do tecido original são aumentados com uma metragem modesta e uma envoltória característica para a nova fachada da parte posterior. A localização das aberturas permitem desfrutar expansivamente os espaços ao ar livre, aproveitando a luz natural e favorecendo a ventilação passiva. A projeção de persianas suavizam a penetração solar e auxiliam no moderamento acústico, mantendo uma ventilação de ar alternativa. Um teto abobadado central permite uma expansão volumétrica em um núcleo e área de circulação rigorosamente organizados que habilita generosos vãos que bordeiam uma ponte superior. Deste modo abrem as diversas vistas ao céu, árvores e espaços ao ar livre e fomentam ao mesmo tempo uma interação espacial dos espaços públicos, semi-privados e os apartamentos.